quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Imagem da Semana

Esta semana, Miguel Sousa Tavares estreou o seu novo programa na SIC, Sinais de Fogo, com uma entrevista a José Sócrates, actual Primeiro-Ministro Português.

A escolha desta figura política, não deixou de ser comentada pelos media, tendo em conta o seu envolvimento no processo Face Oculta.

Num primeiro momento da entrevista, Sócrates falou do processo jurídico anteriormente referido e negou ter sabido do contrato multimilionário que Luís Figo assinou em Setembro com a TagusPark.

"Uma ignomínia" e "uma infâmia" foi como o chefe de Governo classificou a suspeição de que o apoio que lhe foi dado por Luís Figo - dois dias antes do acto eleitoral - teve como contrapartida o contrato de 350 mil euros anuais, que assinou nessa tarde com a TagusPark e que foi negociado pelo administrador da PT (Portugal Telecom), o socialista Rui Pedro Soares.

Sócrates afirmou ter conhecimento da simpatia de Figo pelo PS, referida numa entrevista do jogador em Junho, e recusou que a coincidência dos factos indiciem estarem ligados.

Afirmou ainda: "Lamento que a política tenha chegado a um ponto em que se acusam políticos de mentir sem nenhuma prova".

Incitado a comentar o "desgaste de imagem", a que tem sido sujeito, aludiu às suas polémicas em torno da sua licenciatura e do Freeport como "uma acumulação de casos para lançamento de suspeições" sobre si.

Na segunda parte da entrevista falou sobre a situação económica em que o país se encontra e deixou um sinal de optimismo. Apesar de esta ser "a crise da nossa vida", "em 2010 já temos perspectivas de crescimento", disse.

Quanto à Madeira, Sócrates afirma que o Governo está disponível "para prestar toda a solidariedade aos madeirenses".

Uma vez mais o P.M. revelou uma posição defensiva em relação às questões sobre o seu envolvimento em casos polémicos e procurou demonstrar uma sensação de optimismo face à Economia Portuguesa.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/interior.aspx?content_id=1501612



  Ana Varão

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Reportagem com "água no bico"

Os trabalhos para a segunda edição da nossa revista não param e como prova disto mesmo venho falar-vos um pouco sobre a Reportagem que a Sara e a Teresa trataram de fazer na tarde de hoje...
Portanto, após terminadas as aulas as colegas foram até à Zona Industrial da Maia, a fim de realizar a Reportagem desta edição, cujo conteúdo não vou ainda revelar.
Levavam já todo o material pronto - as perguntas a colocar já organizadas, a camera para registar alguns momentos e o indispensável espírito jornalístico.
No entanto, nada as podia ter preparado para a intempérie que se abateu sobre elas.
A maior chuvada dos tempos desabou sobre as suas cabecinhas quando iam a caminho do local da reportagem e ficaram completamente insopadas.
Porém, nem chuva, nem neve, nem vento, nem a maior das tempestades pode corroborar o nosso espírito. A confirmação do que digo poderá ser observada na próxima edição da nossa revista, na coluna "Economia Hoje". A Reportagem correu lindamente e é por isso caso para dizer - Abençoada chuva!

Para mais detalhes, nada como adquirir a 2ª Edição da nossa revista, a ser publicada já no próximo mês!

Ana Varão 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

De regresso das férias

Nesta curta semana de aulas o nosso grupo deu mais um passo para a concretização da segunda edição da revista " Actual". Devido à Decathlon não ter respondido ao nosso apelo decidimos então contactar outras empresas ficando a Rox como alvo de reportagem. Nesta semana elaboramos ainda o Editorial da nossa revista.
Tiago Maia

Imagem da Semana


Constâncio eleito vice-presidente do BCE

O governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, já foi escolhido pelos ministros das Finanças da área do euro para vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Na reunião desta segunda-feira, o Ecofin escolheu o governador português para substituir o grego Lucas Papademos como número dois de Jean-Claude Trichet.

Constâncio candidata-se a aumento salarial de 3.700 euros

Constâncio assumirá o cargo a partir de 01 de Junho, segundo fontes comunitárias citadas pela Lusa. O governador do Banco de Portugal deixa para trás, na corrida ao lugar, o governador do Banco Central do Luxemburgo, Yves Mersch, e o director do Banco Central da Bélgica, Peter Praet.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/geral/portugal-europa-constancio-bce-governador/1139642-5238.html

Tiago Maia

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O inicio da Edição da Revista

Nesta semana, o nosso grupo esteve focalizado na edição e produção da revista económica, que será vendida ao público no final do 2º período. Já com tudo definido, cada um dos elementos preocupou-se com a execução da sua coluna. Depois de todos já terem finalizado o trabalho, a que lhes dizia respeito, começamos a elaborar a revista no pouco tempo que sobrou da aula de área de projecto. Nos primeiros 90 minutos da aula de área de projecto, fomos assistir a uma palestra no auditório da escola Secundária do Castelo da Maia, onde a professora Rosa Amaral explicou a todos os auditores, como é que se elabora um relatório individual, que teremos de realizar no 2º e 3º período, já que no 1º período, o relatório foi grupal.

A revista Actual deseja a todos os leitores umas boas férias e um bom Carnaval, com muita diversão.


 Ricardo Maia

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Imagem da Semana!

 

Frente Comum marca greve da Função Pública para 4 de Março

A Frente Comum dos trabalhadores da Função Pública convocou uma greve para o próximo dia 4 de Março, depois de a primeira das reuniões marcadas pelo Governo para rondas negociais não ter respondido a qualquer das propostas sindicais, afirmou a dirigente Ana Avoila.
Os sindicatos filiados na CGTP têm agendadas ainda para o dia 4 de Abril concentrações nacionais e para finais de Maio ou princípio de Junho a realização de uma grande manifestação nacional.
Esta medida é a resposta dos sindicatos ao congelamento de salários da função pública, anunciado pelo orçamento de Estado e às medidas de contenção na contratação de funcionários públicos, onde, segundo o Governo, só poderá entrar um funcionário se saírem dois. Os sindicatos discordam ainda da proposta do Governo para o cálculo das pensões de reforma.

Fonte: Público

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A aquecer os motores...

Vida de jornalista não é nada fácil, sobretudo quando trabalhamos e não somos remunerados...
Contudo o nosso objectivo não se prende com a aquisição de meios monetários e assim sendo continuamos a trabalhar para informar a comunidade escolar e espalhar a Economia...
Ontem, o grupo reuniu no âmbito de uma missão secreta: definir temas para a segunda edição da revista. Devo confessar que as cartas que temos na manga são muito interessantes e o que está reservado para os nossos leitores é digno de um Óscar! Não acreditam?! Então terão de adquirir a Actual que será vendida, fresquinha, em Março...

Sara Ferreira

Novidade!!

A Actual tem o prazer de presentear os seus leitores e visitantes do blogue com uma novidade!!! Pois é! Existe uma nova rubrica na página do nosso blogue.
Intitulada "Sabias que.." pretende esclarecer alguns conceitos económicos que são mencionados ao longo das mensagens que publicamos. Deste modo, sempre que surgirem dúvidas não hesitem em deixar um comentário no blogue e serão prontamente esclarecidos.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

The show must go on...

Bem, o trabalho continua...enquanto a maioria (dos nossos colegas dos restantes grupos de AP) está a desenvolver um projecto para atingir o produto final, o nosso grupo tem analisado o trabalho que tem vindo a elaborar e a tentar aperfeiçoá-lo para findar o ano lectivo, cumprindo o nosso objectivo.
Nestas primeiras semanas do 2º Período temos reflectido sobre os conteúdos e organização dos mesmos na nossa revista. Deste modo, o grupo irá reunir-se amanhã, da parte da tarde, na biblioteca da nossa escola para ultimar os preparativos para o início da redacção da segunda edição da Actual...
Em breve iremos presentear os nossos visitantes com mais novidades acerca do nosso projecto e da Economia actual!

  Sara Ferreira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Imagem da semana!



Bolsa de Lisboa fecha acima dos 8.000 pontos

Após nove sessões consecutivas de perdas, a Euronext Lisboa entrou em Fevereiro da melhor forma, com ganhos superiores a 1% que levou o índice de referência a recuperar a fasquia dos oito mil pontos.

O PSI-20 terminou o dia nos 8.011,77 pontos, uma subida de 1,07%, liderando os ganhos entre as principais praças europeias.
A travar os ganhos da bolsa portuguesa estiveram os pesos pesados EDP e PT, com perdas de 1,18% e 0,51%, respectivamente. A Sonae.com, com uma descida de 0,22%, compeltou o trio de cotadas que encerraram no vermelho.
Pela positiva, destacaram-se a Portucel (4,30%), Altri (3,81%) e Semapa (2,93%).
Na banca, o BES ganhou 2,59%, o BPI subiu 2,13% e o BCP valorizou 1,91%.
No sector energético, para além da EDP, a REN fechou inalterada, a Galp subiu 0,74% e a EDP Renováveis avançou 1,86%