sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quase pronta!!

Esta semana o nosso grupo esteve a ultimar os artigos que serão incluidos na terceira edição da revista Actual. Como é a última edição, esta revista terá surpresas que não iremos revelar até a publicação da mesma.
Quarta, eu e Sara fomos realizar a entrevista que será incluida na coluna "Perspectivas". Esta foi feita a um político de renome da Maia. Hoje, durante a aula, tivemos a tratar da informação da mesma entrevista. Na mesma aula, a Ana Varão e o Tiago Maia estiveram a ultimar os preparativos da reportagem para a coluna "Economia Hoje" que promete fazer furor. O Ricardo concluiu a coluna "Maravilhas da Economia" que nesta edição não terá apenas um economista em foco, mas sim dois.
Para a semana a nossa revista estará pronta.

Teresa Pinho

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Imagem da Semana

Greve nos transportes públicos

Juros da dívida grega atingem valor recorde e bolsa cai 3%

Os mercados financeiros elevaram a pressão sobre a Grécia, com o diferencial entre os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos entre a Grécia e a Alemanha a atingirem hoje, segunda-feira, um valor recorde de 6,32 %.
O diferencial registado com as 'yields' alemãs, valor de referência, significa que o Governo grego terá de oferecer um juro de cerca de 10 por cento caso se queira financiar nos mercados, através destas OT a 10 anos, o triplo do que Alemanha paga.
A bolsa grega também sofria uma forte queda, com o índice geral na Bolsa de Atenas a perder 3 por cento para os 1.802,44 pontos a meio da sessão.
Também em Lisboa, o PSI chegou a cair mais de 2,5 por cento durante a manhã, mas pouco depois do meio-dia estava a cair 'apenas' 1,8 por cento.

sábado, 24 de abril de 2010

Uma semana atribulada!

Na vigésima sexta semana de trabalho da revista "Actual" foram muitos os acontecimentos importantes e muitas as surpresas aprazíveis.
Nesta longa jornada, temos vindo a melhorar o projecto esteticamente e estruturalmente, bem como no que respeita aos conteúdos. Assim sendo, esta semana tivémos a confirmação da realização de uma entrevista a uma personalidade da Política da Maia, o que nos deixou extasiados!
Ainda realizámos alguns contactos para a coluna "Economia Hoje" que abraçará uma actividade económica que promete "colar" os leitores à revista.
Mantivemos acesa a consecução da revista e terminámos a elaboração das colunas "Dimensão Económica", "Impacto: Direitos Humanos" e "Sabias que...". As restantes secções da revista serão ultimadas nas próximas duas semanas.
Para finalizar mais uma jornada de trabalho, demos início à actualização do blogue do Sarau 2010, disponível em: http://sarauescm2010.blogspot.com/, visto que a elaboração do mesmo foi destinada à nossa área de Projecto, "Inovação, Tecnologia e Multimédia".
Sara Ferreira

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nuvem vulcânica atinge bolsas, Lisboa lidera quedas!

"As bolsas estão esta manha em queda, com a nuvem de fumo do vulcão da Islândia a pressionar e também depois do escândalo com o Goldman Sachs, acusado de fraude na passada sexta-feira.
Em Londres, são precisamente os operadores turísticos e a companhia aérea British Airways que lideram as quedas do principal índice bolsista inglês, numa altura em que os investidores tentam calcular o impacto económico nestas empresas da erupção do vulcão na Islândia. Estes títulos perdem à volta de 3%, levando o FTSE 100 a cair 0,62%.
O operador turístico Tui reconhece que o caos aéreo lhe custou 20 milhões de libras (quase 23 milhões de euros) e que, por cada dia que o espaço aéreo continue fechado, vai representar gastos adicionais de entre 6 a 7 milhões de euros por dia.
Em Lisboa, o PSI20 perde 1,27% para os 8.007,50 pontos, com 18 títulos em baixa e apenas dois no verde. (...)"

Imagem da semana!

Nuvem vulcânica!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mais uma semana na história da "Actual"

Pois é meus amigos! Se há bem pouco tempo encontravamo-nos a planear o projecto que executaríamos ao longo do ano lectivo, entrámos agora numa fase determinante da concretização do nosso projecto, a finalização do mesmo.
A poucas semanas de apresentar o nosso produto final à comunidade escolar, nós, os jornalistas da "Actual", fizemos uso da Biblioteca da nossa escola para levar a cabo mais uma reunião de grupo.
Neste encontro definimos as estratégias a seguir neste último período lectivo. Tivémos o cuidado de focar as datas mais importantes a cumprir e de verificar a situação financeira do grupo.
Para além das acções já mencionadas, redigimos dois e-mails, um direccionado para a papelaria que realiza a impressão das nossas revistas e outro dirigido a um político da Maia, cujo nome não revelaremos (é SURPRESA!).
Continuaremos a informar os nossos leitores de novas relativas ao projecto e à economia actual.

Ana Varão

segunda-feira, 12 de abril de 2010

De volta ao trabalho!

   De regresso das férias da Páscoa, cheios de energia para retomar o nosso trabalho e com a ambição de conseguir obter um resultado final de qualidade e com boas críticas.

   Durante as férias o projecto não foi esquecido e deste modo, todos nós nos esforçámos no sentido de inventar e re-inventar alguns aspectos do nosso trabalho.

   Para o terceiro período guardamos o que de melhor há em nós e iremos lutar e batalhar até ao fim do ano para concretizar a nossa ideologia da melhor forma.

   Não permitiremos que a Economia seja esquecida ou ignorada por mais um ano!

   Inovação, qualidade e empenho serão as palavras de ordem para este período. Nada ficará esquecido, tudo será recordado! Assim o desejamos...

Ana Varão

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa







A Revista Actual deseja a todos os seus leitores e visitantes do blogue uma Boa Páscoa cheia de amêndoas e doces.