sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mais uma semana!

E eis que passou mais uma semana!
Esta semana foi levezinha. Não tivemos muito trabalho para fazer. Contudo foi uma semana importante para nós, grupo "Actual: a Revista Económica". Depois de feitas todas as contas relativas aos gastos com os Boletins para a Conferência "Literacia Financeira", a Professora Gorete Porto informou-nos que a nossa Escola estava interessada em financiar tais gastos. Assim, hoje recebemos a quantia correspondente aos gastos da impressão.
Hoje, durante a aula, o grupo esteve a trabalhar nos artigos (síntese da Conferência e entrevista ao Professor Doutor Mário Frota) que irão ser colocados no Jornal da nossa Escola.
Para a próxima semana iremos começar a realizar as matérias para a nossa 2º Edição da revista "Actual".

Teresa Pinho

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Imagem da Semana




Notícia associada:
Euribor volta a descer em todos os prazos

Taxa a seis meses está nos 0,964%

As taxas Euribor continuam em queda. Os indexantes voltaram a descer, esta terça-feira, em todos os prazos, renovando minímos históricos. A Euribor a seis meses, a mais usada em contratos de crédito à habitação em Portugal, desceu para 0,964%. A taxa a doze meses voltou a recuar para os 1,222% da passada sessão...


Teresa Pinho

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Objectivo Cumprido

A sala estava cheia, as apresentadoras um pouco nervosas, os convidados prontos para entrar em acção. Tal como numa peça de teatro, assim que as primeiras falas foram ditas, o nervosismo desapareceu.
A intervenção dos convidados foi muito produtiva; tivemos o prazer de ter presentes o orador, professor, Mário Frota e a representante da Caixa Geral de Depósitos, a Dra. Lúcia Vaz Ribeiro.
A mensagem da nossa apresentação (minha e da Sara) foi transmitida como pretendiamos aos expectadores. O vídeo provocou o impacto que desejavamos.

Por fim, podemos respirar de alívio. O nosso objectivo foi cumprido!


Ana Varão

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conferência - Literacia Financeira

É hoje o Grande Dia!
Estamos agora a terminar os últimos preparativos; a fazer os testes de aúdio e imagem, a rever os textos e a apresentação.
As borboletas não param no estômago!
Cruzem os dedos! Já falta pouco...

Ana Varão

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Crise a quanto obrigas

Agora, até mesmo os elementos da nossa Sociedade com comportamentos desviantes sentem na pele os efeitos negativos do período de Depressão Económica que vivemos.
Os tempos que correm são tão negros e desanimadores que até os "larápios" terão de apertar os cordões à Bolsa!
Ora veja-se...



Ana Varão

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

" Luzes, Camera, Acção! "

Hoje, evocámos o nosso espírito artístico e criativo e lançámo-nos na criação do vídeo ilustrativo dos Conselhos Financeiros que pretendemos transmitir na Conferência.
Fizemos várias filmagens, não só na Escola como também nas redondezas.
Ainda não fizemos a edição das imagens mas, acreditamos que o Produto Final corresponderá às nossas expectativas e tornará a Conferência mais lúdica e apelativa.
Para saber mais pormenores sobre o vídeo, ou até mesmo para o poder ver, marque presença na Conferência, na Quinta-feira, pelas 17 horas no Auditório da Escola.

Ana Varão

Semana D

Para esta semana são várias as tarefas agendadas.
Sem que déssemos conta o dia da Conferência estava bem próximo.
Assim, no prazo de três dias, teremos de ter concluído o Boletim Financeiro que será entregue durante a sessão de esclarecimento, o vídeo que pretendemos apresentar no fim da conferência e por fim mas de todo não menos importante, a apresentação.
Os nervos começam a surgir, mas estamos confiantes!


Ana Varão

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mais um passo finalizado - Boletim financeiro

Nesta semana concluimos o Boletim Fimanceiro. Este foi revisto pelos elementos do grupo, que efectuaram também a parte do design. O nosso principal objectivo com o boletim é faciltar a compreensão de alguns conceitos que irão ser abordabos na Conferência sobre "Literacia Financeira".
Pensamos que, ao levarem uma "amostra" da Conferência para casa, estes ficarão mais sensibilizados para a importância da Economia.

Tiago Maia

Obama dá 69 milhões de ajuda para o Haiti

«O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou esta quinta-feira o envio de 69 milhões de euros para ajuda imediata no Haiti.
Em conferência de imprensa, Obama garantiu aos haitianos “que muita ajuda vai a caminho” e confirmou que o primeiro contigente de equipas médicos e de resgate já estão na capital do país atingido por um grande sismo na quarta-feira à noite.
Já em direcção ao país estão uma unidade de marines, um porta-aviões e um hospital naval, depois de se saber que os Estados Unidos encaminharam 300 médicos e 3.500 soldados para ajudar nas operações.
“Não vos abandonaremos, não vos esqueceremos”, disse Obama ao povo do Haiti.»

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=A70F90A2-FF12-41B9-AB55-AD6811F2DA0F&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

Tiago Maia


Imagem da semana!





http://www.diariodeleon.es/comunes/recursos_comunes/42460_g.JPG

sábado, 9 de janeiro de 2010

Preparativos para a palestra sobre a Literacia Financeira

Nesta semana estivemos ocupados com a realização do Boletim Financeiro que posteriormente será entregue às pessoas que forem assistir à Conferência no dia 21 de Janeiro, pelas 17 H, no Auditório da Escola Secundária do Castelo da Maia e em que o tema principal será a Literacia Financeira. Debruçámo-nos sobre a realização do cartaz que irá anunciar a actividade.  Acreditamos que a palestra vai ser muito útil para as pessoas que estarão presentes no Auditório e esperamos que corra tudo bem.
Aqui está o Cartaz que estivemos a realizar durante esta semana.





Ricardo Maia

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Imagem da semana!



    Muitas pessoas que eram clientes do BPN tinham lá as poupanças que economizaram ao longo da vida e por isso o inicio do ano 2010 apresenta-se incerto, já que impera a possibilidade de perderem todo o dinheiro que depositaram no banco. Efectivamente, o Estado terá de intervir, para resolver este problema, mas, até agora, as pessoas permanecem à espera de uma solução do banco para conseguir assegurar as suas poupanças, fazendo manifestações às portas do mesmo.

    Como solução para este problema, o Presidente da República, Cavaco Silva, proclamou a reprivatização do BPN a 30 de Dezembro. O processo de privatização do BPN, que o Governo considerou uma prioridade da nova legislatura, está parado à espera que o Presidente da República promulgue o diploma que autoriza a venda do banco a investidores privados.