sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A União Faz a Força


Agora já conhecem as caras deste projecto.

(À esquerda a Teresa, em seguida o Ricardo, a Sara, no meio, e o Tiago e eu, Ana, à direita).
Se tudo correr bem, brevemente também poderão ver, no nosso blogue, a capa do nosso Jornal.


Ana Varão

Hoje é o dia!

Agora que começávamos a recuperar da onda de choque que nos atingiu quando nos propuseram a impressão gratuita da edição teste do nosso Jornal, fomos novamente atingidos por uma vaga de ansiedade.
Hoje é o dia "D" do nosso "Actual"! Na tarde de hoje, vamos rever a correcção do nosso jornal para posteriormente enviá-lo à Casilcópia, a papelaria que se disponibilizou a imprimir o nosso jornal, para imprimir os exemplares da edição teste do Jornal.
A sua colaboração foi essencial para que pudéssemos avançar com o nosso projecto e por isso lhes estamos extremamente gratos e agradecidos.
Cruzem os dedos e torçam por nós!
O "Actual - O Jornal Económico" está prestes a nascer!

Ana Varão

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A um passo do sucesso!

A sorte parece estar do nosso lado!
A recompensa pela nossa entrega a este projecto chegou, sem dúvida, na hora "H"! O problema que mais nos atormentava, que era como imprimir o nosso jornal, foi solucionada na passada semana, no dia 23.
Neste momento, estamos a terminar as últimas matérias do "Actual", nomeadamente as mais recentes novidades na área cinematográfica, literária, discográfica e do mundo dos vídeo-jogos.
Os detalhes finais da edição do jornal estão também a ser finalizados.
Ainda não podemos expirar de alívio, cruzar os braços e contemplar a nossa obra, mas já falta pouco!



Ana Varão

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Surpresa das Surpresas

Hoje a Teresa e o Tiago realizaram a reportagem na tipografia. Tudo decorreu dentro da normalidade.
Este dia superou todas as nossas expectativas… iniciamos o dia preparando tudo para a recolha de patrocínios e de orçamentos para a impressão do jornal e fomos em busca destes. Contactamos algumas tipografias e papelarias e fomos directamente a uma papelaria. Na “Casilcópia” conseguímos um acordo de fidelidade, comprometemo-nos a imprimir sempre lá o jornal e faríamos publicidade desde que nos fizessem um desconto, surpresa das surpresas, a responsável pela papelaria ofereceu-nos a impressão da edição teste. Foi um alívio para nós, já que o tempo começava a apertar. Conseguimos um patrocínio do Pão Quente, Confeitaria, Cafetaria, Pizzaria e Snack Bar “Tropicália”. Às empresas referidas, que não nos viraram as costas e que deram valor aos nossos ideais, o nosso MUITO OBRIGADO!

Sara Ferreira

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reportagem Conquistada

Hoje foi mais um dia vitorioso, conseguimos a confirmação de uma tipografia para realizar uma reportagem para a coluna “Economia Hoje”.
A finalidade desta coluna prende-se com a obtenção de um conhecimento mais profundo de certas actividades económicas. Nesta edição iremos nos debruçar sobre o funcionamento diário de uma tipografia.
Curiosos? Comprem o nosso jornal… :)

Sara Ferreira

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O tempo escasseia...

Durante a tarde de hoje a Teresa e o Tiago encontraram-se na Biblioteca da nossa escola para levar a cabo mais uma matéria do jornal. Juntaram-se com o objectivo de escolher e estruturar a cobertura da actividade económica seleccionada para a coluna “Economia Hoje”.

Faltam cerca de 2 semanas para o lançamento da Edição Teste. Da parte dos jornalistas não há atraso no cumprimento de tarefas por isso o trabalho encaminha-se para um rumo positivo… no entanto, o tempo escasseia e continuamos com problemas no que respeita ao financiamento do nosso jornal…

Sara Ferreira

sábado, 17 de outubro de 2009

A Entrevista

Hoje eu e a Teresa encontramo-nos na Biblioteca Municipal da Maia, pelas 3 horas da tarde com a finalidade de entrevistar um aluno da Faculdade de Economia do Porto, Daniel Monteiro. Ao início estávamos um pouco nervosos, pois era a primeira vez que íamos dar uma entrevista, mas lá acabou por correr bem e com grande sucesso e no final ficámos muito gratos ao aluno da Faculdade de Economia do Porto pela sua disponibilidade e coragem. Esta entrevista será publicada na Edição Teste do nosso jornal que irá ser comercializado no início do próximo mês.

Na foto: o nosso caríssimo entrevistado, Daniel Monteiro.

Ricardo Maia

Um dia exaustivo!

E o trabalho continua...
Durante a semana, a aluna Ana Varão concluiu o trabalho que lhe tinha sido proposto acerca dos Direitos Humanos e a aluna Sara Ferreira empenhou-se na coluna da “Dimensão Económica” do jornal onde tratou o tema do desemprego. Hoje na aula de Área de Projecto, na sala B2, o grupo apresentou-se ao trabalho, elaborando um anteprojecto com a finalidade de o apresentar na Câmara Municipal da Maia, para tentar obter algum apoio monetário para o financiamento do nosso jornal. Além desta actividade ainda sobrou tempo para iniciar a realização do jornal, com a ajuda do “Publisher”, um programa para editar o jornal. Da parte da tarde o grupo voltou a reunir-se na Maia para ir à Câmara pedir o tão desejado apoio e para se deslocar às gráficas e centros de cópias mais próximos para obter orçamentos relativos à impressão em escala do jornal. Mas não obtivemos respostas imediatas, na câmara, direccionaram-nos para outra pessoa, com a qual deveríamos marcar uma reunião e na gráfica MaiaDouro, aconselharam-nos outras gráficas, pois aquela imprimia em grande escala, isto é, a partir de 1000 jornais. Só fomos a esta gráfica pois a outra não estava no local indicado na Internet.
Ricardo Maia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Preparando a Entrevista...

Nesta semana, o nosso grupo continuou a trabalhar na Edição Teste do nosso Jornal. Hoje eu e a Teresa pelas 14:30h encontramo-nos na biblioteca da Escola Secundária do Castelo da Maia a fim de preparar a entrevista que vai ser exposta na Edição Teste. Estávamos ansiosos que chegasse o dia e tinha-mos esperança que tudo corresse muito bem.


Ricardo Maia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vamos pôr mãos à obra!

O grupo já começou a trabalhar no nosso projecto: “Actual: O Jornal Económico”. Está tudo bem encaminhado como também existe interesse por parte de todos os elementos. Hoje, na aula, a Ana Varão e o Tiago Maia estiveram a contactar algumas gráficas do concelho da Maia. Agora estamos todos expectantes relativamente às respostas por parte das mesmas.
Ao mesmo tempo, a Sara e o Ricardo estiveram a redigir o editorial para a nossa Edição Teste. Eu estive à procura de programas para a edição do jornal e pesquisei os dias que se comemoram no mês de Novembro para a coluna “Sabias que…” do nosso jornal.
Hoje à tarde o grupo reuniu-se mais uma vez na biblioteca da nossa escola, para fazer a distribuição das tarefas da próxima semana bem como a elaboração do relatório semanal.
Ao longo destas duas semanas a aluna Ana Varão está responsável pela coluna "Impacto: Direitos Humanos". Durante as mesmas semanas a aluna Sara Ferreira encontra-se a trabalhar pela coluna "Dimensão Económica" (tendo como tema o desemprego e consequências Sociais).
Esperem por mais notícias nossas brevemente.

Teresa Pinho

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Apresentação dos Jornalistas

Olá!

Somos um grupo de alunos, de 12º ano, do curso de Ciências Socioeconómicas, da Escola Secundária do Castêlo da Maia. Estamos juntos neste projecto porque temos a consciência cívica de que devemos “levar a Economia” a toda a comunidade escolar. Por partilharmos as mesmas ideias considerámos oportuno vincularmo-nos na concepção de um jornal de carácter económico.
Abaixo estão expostas as apresentações pessoais de cada elemento do grupo:

“Gosto de ler e estar com os amigos, passar uma boa tarde a rir é a melhor cura para uma manhã de stress. Para relaxar gosto de ouvir música, não tenho nenhum género em particular que goste mais.”

Ana Varão


“Eu gosto muito de jogar e falar com os meus amigos na Internet, gosto também de ler livros de aventura e fantasia e de ouvir música. Mas o que sabe mesmo bem é estar com os meus amigos e com a minha família.”



Ricardo Maia


“Adoro o meu gato, a Economia e dormir bem aconchegadinha no meu pijama. Estar com o namorado, conhecer sítios novos e sensações diferentes das habituais, faz-me sentir mais completa. Considero-me uma pessoa persistente e com objectivos bem definidos.”

Sara Ferreira

“Gosto de estar com os meus amigos, navegar na internet, ler e ouvir musica. Gosto também de Economia e gostava de tirar o curso na FEP".

Teresa Pinho

“Gosto de sair à noite com os amigos e passar uma noite relaxada com eles. Mas a coisa mais importante é fazer uma jantarada com a família.”

Tiago Maia